Gravataí de portas abertas para o cinema



Filmes e debates sobre cinema estão na pauta da GravaCine - Mostra de Cinema Sesc Gravataí, idealizada pela produtora Gaba Films em parceria com o SESC e apoio da Prefeitura Municipal de Gravataí. O evento acontece em novembro desse ano com diversas atividades marcadas para os dias 08 e 09, incluindo a exibição de filmes em curta e longa-metragem. Também está prevista a realização de um debate sobre o futuro do cinema, contando com importantes nomes do meio cinematográfico nacional, além da entrega do “Troféu Gravatás” ao ator gaúcho Sirmar Antunes homenageado pela organização nesta primeira edição da Mostra.

A intenção do projeto é democratizar o cinema na cidade de Gravataí/RS, oportunizando à população o acesso às obras cinematográficas e socializando a produção local. Outro objetivo da equipe responsável é o de possibilitar um espaço para a discussão entre os profissionais da área e o público em geral, formando audiência. Gravataí é berço de profissionais do cinema reconhecidos no cenário brasileiro e já foi locação de vários longa-metragens como “Netto Perde sua Alma”, dirigido por Beto Souza e Tabajara Ruas, além do especial de tv “O Tempo e o Vento”, adaptação da obra de Érico Veríssimo e dirigido por Paulo José. A Gaba Films aposta no potencial da cidade como pólo cinematográfico.

“Buscar novos caminhos como por exemplo o de usar o audiovisual como ferramenta de expressão cultural através de parcerias com escolas da rede municipal despertando assim o interesse dos jovens e adultos, revelar novos talentos, fomentar a economia, o turismo e o mercado local com produções cinematograficas e eventos da dimensão da GravaCine só trarão benefícios para a região, promovendo o enriquecimento cultural, formando novos profissionais e platéia”, explica Daniel Marvel, cineasta, membro da equipe da Gaba Films e um dos idealizadores da iniciativa. O futuro do cinema frente à revolução digital e a necessidade de novas estratégias de distribuição são alguns dos temas propostos para o debate mediado pelo jornalista Roger Lerina a ser realizado no primeiro dia do evento.

As atividades da GravaCine - Mostra de Cinema SESC Gravataí e a exibição dos filmes ocorrem no recém-inaugurado teatro do SESC Vale do Gravataí a partir das 18 horas. A Mostra não é competitiva e vai exibir ao longo dos seus dois dias de duração 12 curtas e 2 longa-metragens nacionais selecionados entre os que mais se destacaram no circuito brasileiro e internacional de festivais. A organização estima a circulação de cerca de mil e seiscentas pessoas durante o evento.

0 comments: